Um dos braços do Grupo de Trabalho do Programa Bahia Sem Fogo, a equipe de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) tem um papel fundamental em nortear as atividades voltadas à prevenção de incêndios florestais no interior baiano. Com base nesse planejamento, a Caravana Bahia Sem Fogo, ação coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), esteve, nesta quarta-feira (14), no município de Iraquara, localizado na Chapada Diamantina.

Pensando de forma preventiva, a Caravana — com sua equipe formada de maneira transversal por diversas secretarias e órgãos parceiros — realizou uma série de visitas e palestras interativas em Iraquara. Entre as ações, a comitiva promoveu, na Câmara de Vereadores, uma reunião com a gestão municipal e também atividades educativas nos Colégios Estadual de Tempo Integral e Municipal Odilon Torres, este último localizado na zona rural de Iraporanga.

Segundo dados da Coordenação de Monitoramento (COMON) do Inema, nos últimos meses, os territórios de identidade da Chapada Diamantina — região que abriu as atividades do Programa Bahia Sem Fogo neste ano — registram um número reduzido de focos de calor. Apesar do cenário atual ser considerado positivo, o alerta permanece: o período mais crítico para a ocorrência e propagação de incêndios florestais nessas regiões é a partir de setembro, conforme alerta o meteorologista do Instituto, Aldirio Almeida.

“Nesta época do ano — entre setembro e outubro, a vegetação local tende a apresentar condições mais vulneráveis devido ao estio prolongado, comum ao ciclo climático da região. Além disso, a combinação entre a baixa umidade relativa do ar e o aumento das temperaturas favorece a rápida disseminação do fogo, caso ele seja iniciado”, explicou Almeida, recomendando atenção especial, principalmente nessas regiões. “Dessa forma, recomenda-se atenção redobrada, reforçando a importância de evitar práticas que possam provocar queimadas, como o uso do fogo para limpeza de terrenos.”

O tenente BM Donato, do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, que acompanha a Caravana, afirma que é justamente nesse período, do mês de maio, que as ações educativas devem ser intensificadas. “Esse é um período de prevenção, e uma das ações do Corpo de Bombeiros é justamente participar do Bahia Sem Fogo. Na Chapada Diamantina — área de responsabilidade do 11º Batalhão — temos alguns municípios em situação de emergência devido à estiagem. Este é o momento ideal para iniciar ações de prevenção e conscientização, a fim de reduzir os incêndios agora e manter esse esforço até o pico da ocorrência”, pontuou o tenente.

A Caravana Bahia Sem Fogo seguirá, nesta quinta-feira (15), para o município de Palmeiras e, posteriormente, para Lençóis (16 e 17/05), Piatã (19/05), Abaíra (20/05), Rio de Contas (21/05), Érico Cardoso (22/05), finalizando essa etapa em Rio do Pires (23 e 24/05).

Programa Bahia Sem Fogo – Criado em 2010 e coordenado pela Sema, o BSF desempenha um papel essencial na prevenção e no combate a incêndios florestais no estado. Em parceria com diversas entidades, como o Inema, a Casa Militar do Governador (CMG), as Secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Saúde (Sesab), a Casa Civil, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o programa visa fortalecer a atuação conjunta dos poderes públicos, comunidades locais e brigadistas voluntários na prevenção aos incêndios florestais em todo o estado.

Denúncias de queimadas ilegais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400 ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br. Em caso de incêndios, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. As informações são de assessoria.