A segunda derrota consecutiva na Libertadores complicou a vida do Bahia no Grupo F. Na noite desta quarta-feira (14), o Tricolor perdeu para o Atlético Nacional por 1 a 0, no Atanasio Girardot, pela quinta rodada da competição continental. O gol que definiu a partida foi marcado por Viveros no segundo tempo.

Com o resultado negativo, o time baiano estacionou nos sete pontos e caiu para a segunda colocação na tabela, sendo ultrapassado pela própria equipe colombiana, que somou nove e assumiu a liderança. Com cinco, o Inter aparece na terceira posição, à frente do Nacional, que é o quarto com quatro. As duas equipes se enfrentam nesta quinta (15), às 19h no horário de Brasília, no Parque Central, pelo complemento da rodada.

No próximo dia 28, na outra quarta, às 19h no relógio brasileiro, o Bahia definirá seu futuro na Libertadores contra o Inter, no Beira-Rio, pela última rodada, pela sexta e última rodada. Mas antes disso, o Esquadrão de Aço faz o clássico Ba-Vi diante do rival Vitória, no domingo (18), às 16h, na Arena Fonte Nova, pela nona jornada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor é o oitavo colocado na tabela com 12 pontos, três a mais do que o Rubro-Negro, que aparece na 14ª posição.

Primeiro tempo

Logo com um minuto de bola rolando, o Atlético Nacional marcou um gol relâmpago com Viveros que driblou David Duarte e bateu na saída de Marcos Felipe. Mas o tento foi anulado pelo assistente que apontou impedimento na jogada e a marcação foi confirmada pelo VAR. Aos 22 minutos, Juba quase marcou um gol contra ao tentar cortar, com o peito, o cruzamento de Cándido na direção de Marcos Felipe, mas a bola foi para fora. Aos 33, Cauly levantou a bola na área, mas ela foi com veneno, assustou a defesa depois de quicar e Castillo espalmou para desviar. Cardona soltou uma bomba em direção ao gol, aos 43, mas mandou para fora. O árbitro Dario Herrera mostrou o cartão vermelho para um membro da comissão técnica do Bahia por reclamação excessiva aos 47 minutos.

Segundo tempo

Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações da etapa inicial.

Viveros abre o placar para o time colombiano
O Atlético Nacional abriu o placar no primeiro minuto do reinício da partida com Viveros. Castillo fez o lançamento para Arce, que invadiu a área e Marcos Felipe tocou com a mão, mas o camisa 19 aproveitou o rebote e empurrou para o fundo das redes. Após rever o lance no VAR, o árbitro Dario Herrera confirmou o tento dos donos da casa. Atlético Nacional 1x0 Bahia

O time colombiano chegou com perigo aos 12 minutos com Billy Arce que dominou pela esquerda, cortou para dentro e bateu forte, mas mandou por cima da meta baiana. Dois minutos, Hinestroza tentou cavar um pênalti ao passar por Juba, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Aos 22, Mingo recebeu bom lançamento na área, em posição legal, mas não conseguiu dominar e a bola saiu pela linha de fundo. Cinco minutos depois, Jean Lucas soltou uma bomba de longe, mas ela passou por cima da trave colombiana. Cinco minutos depois, Jean Lucas soltou uma bomba de longe, mas ela passou por cima da trave colombiana. Marcos Felipe fez boa defesa com a ponta dos dedos aos 30 minutos no chute de Billy Arce e mandou para escanteio. A resposta do Tricolor veio três minutos depois, Pulga arrancou, cortou a marcação e cruzou na pequena área, mas Willian José não completou para o gol e a bola saiu pela lateral. Aos 44, Willian José aproveitou o rebote e finalizou forte para a grande defesa de Castillo.

FICHA TÉCNICA
Atlético Nacional (COL) 1x0 Bahia
Libertadores - 5ª rodada Grupo F
Local:
 Atanasio Girardot, em Medelín (COL)
Data: 14/05/2025 (quarta-feira) 
Horário: 19h no horário de Brasília
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Cristian Navarro e Pablo Acevedo (ambos da ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)
Cartão amarelo: Uribe, Sarmiento, Hinestroza (Atlético Nacional)

Gol: Viveros (Atlético Nacional)

Atlético Nacional: Castillo; Andrés Román, Juan Arias, William Tesillo e Camilo Cándido; Jorman Campuzano, Mateus Uribe e Edwin Cardona (Asprilla); Marino Hinestroza (Rivero), Billy Arce (Sarmiento) e Kevin Viveros (Morelos). Técnico: Javier Gandolfi.

Bahia: Marcos Felipe; Erick, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Michel Araujo) e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Cauly (Kayky), Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Por: Leandro Aragão no dia 14 de maio de 2025 às 20:57

Atualizado: no dia 14 de maio de 2025 às 21:00