O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que não irá mais concorrer à reeleição. A declaração foi feita através de suas redes sociais.
"Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora fosse minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu renuncie e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como Presidente durante o resto do meu mandato", afirmou em postagem.
Nas últimas semanas, diversos nomes democratas já haviam se manifestado pela retirada da candidatura do presidente por acreditarem que ele não conseguiria derrotar o ex-presidente Donald Trump nas urnas.
Entre os principais nomes cotados para substituir o presidente na chapa democrata, além de Kamala Harris, atual vice-presidente, estão os governadores Gavin Newsom (Califórnia), J.B. Pritzker (Illinois), Josh Shapiro (Pensilvânia) e Gretchen Whitmer (Michigan), além do secretário de Transportes, Pete Buttigieg.
O anúncio acontece uma semana após Trump ter sido alvo de uma tentativa de assassinato e após a convenção do Partido Republicano que oficializou Trump como candidato pelo Republicanos.
Foto: Reprodução/Instagram @potus