AO VIVO
Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Ministro da Fazenda diz que medidas contra endividamento serão anunciadas por segmentos

Publicada em: 17/04/2026 18:17 -

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que as medidas contra o endividamento serão anunciadas por segmentos. A declaração foi feita nesta sexta-feira (17) durante agenda nos Estados Unidos.

“Pode ser que a gente apresente por partes (o programa). Então, vamos apresentar a parte da família num primeiro momento, depois dos informais, depois das empresas. Mas tem essas três frentes que estamos trabalhando: famílias, trabalhadores informais e pequenas empresas. Quando voltar (ao Brasil será feito o anúncio), em abril ainda”, disse o ministro  à imprensa em Washington.

O pacote de medidas contra as elevadas taxas de endividamento da população brasileira foi demandado a Durigan pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último dia 24. A medida surge diante de dados do próprio governo que mostram que cerca de 70 milhões de famílias brasileiras estão endividadas.

Lula já havia solicitado informações ao Banco Central e ao Ministério da Fazenda referentes ao endividamento dos brasileiros para embasar uma nova versão do programa Desenrola Brasil, que mira no controle do avanço das dívidas das famílias e na redução  da pressão sobre o consumo. O programa para conter a inadimplência da população terá ao menos três linhas, entre elas:

  • famílias;
  • trabalhadores informais; e
  • pequenas empresas.

Um dos principais pontos do programa, que ainda está em formatação, será a liberação de partes do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar débitos. O montante seria próximo de R$ 7 bilhões.

 

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 17 de abril de 2026 às 15:59

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...