Foto: Reprodução
A Bahia realizou nesta terça-feira (13) a primeira aplicação da polilaminina em um paciente baiano com lesão medular. O procedimento foi realizado à meia-noite, em Salvador, e foi considerado bem-sucedido pela equipe médica responsável.
O paciente é um médico baiano que sofreu um grave acidente no dia 11 de dezembro, no município de Simões Filho, enquanto se deslocava para cumprir um plantão na capital. Ele passou por uma cirurgia após ser diagnosticado com traumatismo na coluna vertebral e lesão medular na região T3–T4, condição que provocou a perda dos movimentos do peito para baixo.
De acordo com a família, diante da gravidade do quadro e da ausência de terapias regenerativas consolidadas para esse tipo de lesão, foi ingressada uma ação judicial que garantiu o fornecimento do medicamento experimental pelo laboratório Cristália.
A aplicação da polilaminina foi realizada pelos médicos Bruno Côrtes e Arthur Forte, integrantes da equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pelo desenvolvimento do estudo no Brasil.
A aplicação realizada na Bahia acontece poucos dias após o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciarem oficialmente o início do estudo clínico de fase 1 da polilaminina para o tratamento do Trauma Raquimedular Agudo (TRM).
Os estudos com a polilaminina são desenvolvidos por pesquisadores da UFRJ, sob a coordenação da professora Tatiana Sampaio, em parceria com o laboratório Cristália. O projeto recebeu investimentos do Ministério da Saúde desde a fase inicial, antes da autorização para testes em humanos.
Com a liberação da Anvisa, o estudo clínico de fase 1 será realizado inicialmente com cinco pacientes voluntários, com idades entre 18 e 72 anos, portadores de lesões agudas completas da medula espinhal torácica, entre as vértebras T2 e T10, submetidos a cirurgia em até 72 horas após a lesão. Os centros onde os estudos serão realizados ainda serão definidos.
Segundo a Anvisa, a pesquisa teve tramitação prioritária por se tratar de um projeto 100% nacional, de alto interesse público, com potencial para fortalecer a ciência, a indústria farmacêutica brasileira e a soberania científica do país.
O QUE É A POLILAMININA
A polilaminina é uma proteína naturalmente presente em diversos organismos, inclusive nos seres humanos, e está associada a processos de regeneração celular. Nesta fase inicial, o objetivo do estudo é avaliar a segurança do uso da substância, identificar possíveis riscos e estabelecer bases científicas para as próximas etapas do desenvolvimento clínico.
Por Bahia Notícias
