Pix atinge recorde neste último final de semana | FOTO: Marcello Casal jr/Agência Brasil |
O Pix voltou a fazer história. Na última sexta-feira (28), o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC) registrou 297,4 milhões de transações em apenas 24 horas, marcando um novo recorde desde sua criação. As operações somaram R$ 166,2 bilhões, impulsionadas principalmente pelo aumento do consumo durante a Black Friday e pelo fim do prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores.
O recorde supera a marca anterior, registrada em 5 de setembro, quando o sistema havia alcançado 290 milhões de transações em um único dia. Para o Banco Central, o desempenho reforça a força e a relevância do Pix para o país.
“O resultado é mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para o funcionamento da economia nacional”, destacou a instituição por meio de nota.
Criado há cinco anos, o Pix se tornou parte essencial da rotina financeira dos brasileiros. Atualmente, são aproximadamente 890 milhões de chaves cadastradas e mais de 170 milhões de pessoas que utilizam o serviço diariamente — números que mostram sua ampla adesão. Desde o lançamento, em 16 de novembro de 2020, até 30 de setembro de 2025, o sistema já movimentou R$ 85,5 trilhões, ampliando o acesso ao sistema financeiro e estimulando a competitividade entre instituições.
O desempenho recorde de sexta-feira evidencia não apenas o avanço tecnológico no sistema bancário brasileiro, mas também a transformação no comportamento de consumo, cada vez mais digital e imediato. Com novas funcionalidades previstas para os próximos anos, o PIX segue consolidado como um dos maiores e mais eficientes sistemas de pagamento instantâneo do mundo.
Jornal da Chapada
