Na estreia do técnico Jair Ventura, o Vitória se complicou na luta pela permanência. Neste domingo (28), o Leão foi derrotado pelo Grêmio por 3 a 1, na Arena do Grêmio, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. André Henrique, Amuzu e Aravena marcaram para os donos da casa, enquanto Cantalapiedra descontou para o time baiano.
Estacionado nos 22 pontos, o Rubro-Negro caiu para o 18º lugar na tabela de classificação e ainda corre risco de ver diferença para 16º colocado, que é o Santos com 26, aumentar para sete. Neste domingo, às 18h30, o Peixe enfrenta o Red Bull Bragantino, no Cícero de Souza Marques, no desenrolar da rodada. Já o Tricolor gaúcho, saltou para a oitava posição ao somar 32.
O próximo compromisso do Vitória será quinta-feira (2), às 19h, contra o Ceará, no Barradão, pela 26ª rodada.
Primeiro tempo
O Vitória chegou com perigo aos seis minutos no lançamento de Raúl Cáceres para Cantalapiedra que finalizou do lado esquerdo e Gabriel Grando fez a defesa. Aos 14, o espanhol desperdiçou grande chance ao receber novamente do lateral paraguaio na marca do pênalti e chutar de primeira, mas mandar por cima da meta gaúcha. Seis minutos depois, Willian levou a pior numa dividida com Cáceres e precisou ser substituído por Alysson. A primeira defesa de Lucas Arcanjo aconteceu apenas aos 34 minutos no chute de Edenílson. Dois minutos depois, foi a vez de Pavón assustar na cobrança de falta que passou por cima do travessão baiano. O Leão ainda teve mais uma chance aos 45 no chute de dentro da área de Camutanga que explodiu em Gabriel Grando e foi para fora.
André Henrique abre o placar para o Grêmio
O Grêmio saiu na frente com André Henrique aos 46 minutos. Cobrança de escanteio de Marcos Rocha, Zé Marcos errou o corte e Edenílson aproveitou a sobra para cabecear, mas Lucas Arcanjo fez uma grande defesa. A bola sobrou no meio e o camisa 77, livre de marcação, pegou o rebote para balançar as redes. Grêmio 1x0 Vitória
Segundo tempo
Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações que terminaram a etapa inicial.
Cantalapiedra empata para o Leão
O Vitória igualou o placar com Aitor Cantalapiedra aos três minutos. Cruzamento na área, Pavón corta mal e a bola sobra limpa para o espanhol estufar as redes. Grêmio 1x1 Vitória
O gol animou o Leão que quase fez o segundo gol novamente com Cantalapiedra aos sete minutos. Jogada individual de Erick que descolou bom passe para o espanhol na área, que se esticou, mas não conseguiu o desvio e a bola ficou com Gabriel Grando.
Amuzu recoloca o Tricolor gaúcho na frente
O Grêmio marcou o segundo gol com Amuzu aos 21 minutos. Cristaldo fez bom lançamento para o atacante belga que dominou na área e finalizou por baixo das pernas de Lucas Arcanjo. Grêmio 2x1 Vitória
Aos 29 minutos, Ronald obrigou Gabriel Grando a fazer boa defesa ao chutar da entrada da área.
Aravena marca para o Tricolor gaúcho
O Grêmio chegou ao terceiro gol com Aravena aos 43 minutos. Amuzu passou por Cáceres e fez o cruzamento para área. O camisa 16 dominou, tirou de Zé Marcos e finalizou para o fundo das redes. Grêmio 3x1 Vitória
FICHA TÉCNICA
Grêmio 3x1 Vitória
Campeonato Brasileiro – 25ª rodada
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 28/09/2025 (domingo)
Horário: 11h
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Joverton Wesley De Souza Lima (RO)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartão amarelo: Marlon (Grêmio) / Baralhas, Camutanga, Erick, Ronald (Vitória)
Gols: André Henrique, Amuzu, Aravena (Grêmio) / Cantalpiedra (Vitória)
Grêmio: Gabriel Grando; Marcos Rocha (Dodi), Gustavo Martins, Kannemann e Marlon; Noriega, Arthur, Edenílson (Amuzu), Willian (Alysson) e Pavón (Cristaldo); André Henrique (Aravena). Técnico: Mano Menezes.
Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Camutanga (Matheuzinho), Lucas Halter, Zé Marcos e Ramon; Baralhas (Romarinho), Ronald (Lucas Braga) e Aitor Cantalapiedra; Erick (Osvaldo) e Renato Kayzer (Renzo López). Técnico: Jair Ventura.
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória