A 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Iaçu aconteceu na última sexta-feira (19), na sede da APLB. O encontro reuniu produtores rurais, representantes do poder público e especialistas para discutir desafios e soluções voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
O evento contou com cinco eixos de debate, sendo o primeiro voltado ao papel do Brasil Rural frente à emergência climática e crises globais, e o segundo sobre a transformação agroecológica dos sistemas alimentares. Outro ponto abordado foi a democratização do acesso ao território, terra e água, fundamental para garantir equidade no campo.
Ainda durante o evento, foram discutidos temas relacionados aos direitos sociais e ao conceito de Bem Viver, bem como o papel do Estado, a participação popular e a formulação de políticas públicas que promovam sustentabilidade e inclusão social.
A conferência ainda contou com uma exposição de frutas, verduras e produtos advindos da agricultura familiar, evidenciando a diversidade e a qualidade da produção local. A iniciativa reforçou a importância do apoio à agricultura familiar como motor de desenvolvimento econômico, social e ambiental para o município.
Jornal da Chapada