
O município de Abaíra, na Chapada Diamantina, integra a lista das 178 cidades baianas que estão há mais de 90 dias sem registrar mortes violentas, de acordo com levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A cidade se destaca por ter alcançado a expressiva marca de mais de 1.000 dias consecutivos sem ocorrências de crimes como homicídio, latrocínio ou lesão corporal seguida de morte, evidenciando um importante cenário de tranquilidade e segurança para a população local.
Os dados refletem não apenas o reforço do policiamento e das ações integradas de segurança pública, mas também o fortalecimento das políticas sociais e comunitárias que contribuem para a prevenção da violência em Abaíra, que segue entre as cidades baianas que não registraram mortes violentas no primeiro semestre de 2024.
A cidade, que é reconhecida como a ‘Capital Baiana da Cachaça’ devido à sua tradição na produção artesanal da bebida, também se destaca por ter a maior proporção de idosos da Bahia, o que reforça ainda mais a importância de manter um ambiente seguro e acolhedor para seus moradores.
Além de Abaíra, outros municípios da Chapada Diamantina também alcançaram importantes marcas na segurança pública. É o caso de Wagner, que, segundo informações da SSP-BA, superou o expressivo marco de 1.000 dias consecutivos sem o registro de mortes violentas, evidenciando o cenário de paz que predomina em diversas localidades da região.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, esse resultado é fruto de um trabalho conjunto que envolve investigações qualificadas, o uso de equipamentos de inteligência e a recente contratação de seis mil novos policiais e bombeiros em todo o estado.
“Os dados reforçam e evidenciam a redução do número de homicídios na Bahia. Nos últimos dois anos (2023 e 2024), as mortes violentas apresentaram diminuições de 6% e de 8,2%. Sabemos que temos muito trabalho pela frente e destaco o empenho diário dos policiais, na busca incansável pela manutenção da ordem e da paz social”, destaca o secretário. Jornal da Chapada com informações do portal SSP-BA.