O Ministério Público da Bahia estuda o retorno da torcida mista no clássico entre Bahia e Vitória em 2025. A medida de torcida única nos Ba-Vis foi adotada em 2017 após decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) seguindo recomendação do MP-BA, por causa de uma confusão no jogo disputado no dia 9 de abril daquele ano.
Em entrevista para o Portal GE, a promotora de Justiça, Thelma Leal, declarou que "há grandes chances" do Ba-Vi voltar a ter torcedores tricolores e rubro-negros na próxima temporada. "Nós estamos buscando a definição da classificação de riscos dos jogos que a partir daí será definida toda estratégia de segurança. Com isso, se nós conseguirmos avançar com esses dois procedimentos, temos grandes esperanças de ter torcida mista ou torcida visitante", disse.
Neste ano, o MP-BA já havia realizado reuniões para analisar as possibilidades do fim da torcida única. No entanto, ainda com o alto risco, a decisão foi pela permanência. Desta vez, a promotora se mostrou confiante em relação ao retorno. "Era a nossa intenção fazer esse retorno em 2024, mas não foi possível diante do cenário que se apresentava. (...) Nossa esperança é que a gente consiga firmar esse termo de ajustamento de conduta com todos os envolvidos. Isso ocorrendo, temos grandes chances de termos torcida visitante nos clássicos no ano de 2025", analisou a profissional.
Ainda de acordo com a promotora, o Vitória se mostrou favorável sobre o retorno nos clássicos de 2025, diferente do que ocorreu neste ano, quando votaram a favor da manutenção da torcida única. O Bahia, no entanto, se mostrou mais resistente, ainda não expondo uma opinião contrária a do início do ano, quando votou contra a torcida mista.
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Victor Ferreira/EC Vitória