O eclipse solar total de 2024 ocorrerá nesta segunda-feira (8). Este fenômeno astronômico será visível nos três países da América do Norte - Canadá, Estados Unidos e México. Além disso, poderá ser observado de forma parcial em quase toda a América Central e em uma faixa da Europa Ocidental. Infelizmente, o Brasil ficará de fora desta vez, pois a América do Sul não está na trajetória do eclipse.

Um eclipse total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta. De acordo com o site especializado em horários, fusos horários e astronomia Time and Date, o eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52, no horário do Brasil. Os melhores lugares do mundo para vê-lo serão no norte do México, no Texas, no sul dos EUA e o leste do Canadá.

Para que os brasileiros possam acompanhar as fases do fenômeno desta segunda-feira, o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma transmissão ao vivo a partir de 12h30, pelo seu canal no YouTube.

A previsão é que a transmissão em tempo real mostre todas as fases parciais do espetáculo da natureza até o alinhamento total da Lua, da Terra e do Sol, mas dependerá apenas das condições climáticas, em cada localidade.

Foto: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Por: Metro1 no dia 07 de abril de 2024 às 15:37