
Nas Lojas Americanas do Salvador
Shopping, ovos de Páscoa a partir de R$ 17,99 Crédito: Marina Silva/ CORREIO
As vendas do varejo brasileiro
caíram 5% na Páscoa deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado,
de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). Os números apontam,
segundo a companhia, os efeitos do calendário: neste ano, a Páscoa aconteceu no
final do mês, período em que os recursos disponíveis para as famílias são mais
escassos.
"No ano passado, a Páscoa
caiu no início do mês, período em que o comércio está mais aquecido por causa
dos depósitos dos salários", afirma o vice-presidente de Tecnologia e
Negócios da Cielo, Carlos Alves.
O ICVA mediu as vendas
realizadas pelo varejo entre os dias 25 e 31 de março deste ano, e os comparou
com as da semana de Páscoa de 2023, que aconteceu entre 3 e 9 de abril do ano
passado.
No setor de Supermercados e
Hipermercados, as vendas caíram 3,9% nesse período. As chocolaterias, porém,
cresceram 3,8%, com alta de 4% para as localizadas em shoppings, e de 3,7% nas
chocolaterias de rua.
Houve queda de vendas em todas
as regiões do País, sendo que a mais acentuada foi no Centro-Oeste (-8,5%). No
Sudeste, a baixa foi de 5,5%. O Estado em que houve a maior queda de vendas foi
o Paraná, com redução de 8,8%, sendo que no comparativo com 2023, nenhum Estado
teve vendas mais fortes na Páscoa.
O ICVA é calculado pela Cielo
com base nas vendas de 18 setores mapeados pela companhia, com lojistas de
todos os portes. Os dados respondem por mais de 870 mil varejistas ligados à
companhia, e o peso de cada setor no indicador é dado por seu desempenho no
mês.
Por Correio
24horas