Foto: Divulgação

Salvador, uma cidade rica em cultura, completa 475 anos nesta sexta-feira (29). Desde sua fundação em 1549, a capital baiana tem sido palco de eventos marcantes que contribuíram para sua história e para sua posição como uma das cidades mais vibrantes e importantes do Brasil. Para celebrar o aniversário da terra dos cantos, encantos e axé, o BN Hall preparou uma lista com algumas visitas ilustres que ajudaram a colocar a cidade nos holofotes internacionais. 

 

A RAINHA DEU UMA VOLTA NA CIDADE

A capital baiana foi o segundo destino da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, no Brasil durante sua única viagem ao país, em 1968. Na época, a monarca britânica desembarcou no Aeroporto de Guararapes, no Recife (PE), ao lado do Príncipe Philip, após assistir aos Jogos Olímpicos no México. 

 

Após a visita à capital pernambucana, a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip seguiram viagem para Salvador, onde ficaram hospedados no Palácio Rio branco e realizaram um passeio pela região da Praça Castro Alves, Igreja de São Francisco, Museu de Arte Sacra, Mercado Modelo e outros pontos turísticos, na companhia do prefeito de Salvador na época, Antônio Carlos Magalhães. Ainda na cidade, o casal foi recepcionado pelo governador Luís Viana Filho  (1908-1990) no Palácio da Aclamação em um cerimônia que contou com a presença do escritor Jorge Amado (1912-2001) e do artista plástico Carybé (1911-1997).

 


Foto: Reprodução/ Revista Manchete

 

MADRE TERESA FUNDA CRECHE NA CAPITAL BAIANA

Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) esteve em Salvador em 1979, a pedido do Papa João Paulo II, onde fundou a Creche das Irmãs Missionárias da Caridade. Beatificada pela Igreja Católica em 2003, a santidade foi batizada como Santa Teresa de Calcutá e chegou a ganhar um Prêmio Nobel da Paz (1979) por suas ações de caridade.

 


Foto: Reprodução / TV Bahia


SUA SANTIDADE VISITA SALVADOR

Em 1980, o Papa João paulo II desembarcou em Salvador e foi recebido pelo então Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, além de autoridades civis e militares, e por Irmã Dulce. O pontífice visitou a Catedral Basílica de Salvador, no Terreiro de Jesus, e de lá passeou pela orla da cidade, passando por outros bairros, a bordo do papamóvel.

 


Foto: Divulgação/Obras Sociais Irmã Dulce

 

MOONWALKER NO PELOURINHO

Um dos momentos históricos que ficou na memória dos soteropolitanos foi a gravação do famoso clipe de Michael Jackson, "They Don't Care About Us", realizado no Pelourinho em 1996, que contou com a participação do Olodum. A presença do Rei do Pop nas ruas históricas da cidade atraiu olhares do mundo todo, colocando Salvador sob os holofotes globais. Atualmente, o clipe ultrapassa a marca de 1 bilhão de visualizações no Youtube.

 

 

TODO MUNDO AMA SALVADOR

A atriz Tichina Arnold, conhecida pelo papel de Rochelle na série de TV  "Todo Mundo Odeia O Chris", foi uma das personalidades que marcaram presença no Carnaval de Salvador. Em 2013, a artista subiu nos trios das banda Olodum e Muzenza.

 

"OMG! Eu estava em dois trios elétricos na Bahia no último dia de Carnaval. Nos trios do Olodum e Muzenza! Dia incrível. Estou exausta", publicou Tichina nas redes sociais.

 


Foto: Edgar de Souza /Divulgação


COPA DO MUNDO NO BRASIL

Salvador também foi uma das cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014, onde milhares de torcedores de todo o mundo se reuniram para celebrar o esporte e a diversidade cultural. Na época, a capital baiana chegou a recepcionar as seleções da Espanha, Holanda, Suíça, França, Bósnia, Irã, Alemanha e Portugal. Inclusive, os jogos com placares mais elásticos do campeonato foram na Fonte Nova, tendo em destaque o jogo da Holanda contra a Espanha, onde os holandeses saíram vitoriosos, com placar de 5x1. 

 


Foto: Divulgação

 

MESSI NA TOCA DO LEÃO

Em 2019, a seleção da Argentina esteve na capital baiana para o seu primeiro treino em solo brasileiro para a disputa da Copa América. Essa foi a primeira vez em que o craque Lionel Messi pisou em Salvador. Na época, o time do jogador escolheu o estádio do Vitória, o Manoel Barradas, mais conhecido como Barradão, para se preparar para a partida. 

 


Foto: Divulgação / AFA

 

VISITA FAKE DE CARDI B

A cantora brasileira Anitta lançou um clipe em parceria com Cardi B e Myke Towers, que teve como cenário o Pelourinho. Algo que chamou a atenção no audiovisual de “Me Gusta”, disponível no Youtube, é que apesar de colaborar com a canção e aparecer no clipe, Cardi B não esteve na capital baiana. Para a produção, a rapper utilizou a técnica do chroma key. O curioso é que o resultado final ficou tão bom que fãs chegaram a se perguntar se a rapper não teria mesmo passado pelo Centro Histórico da cidade. 

 

 

FESTIVAL INTERNACIONAL LIBERATUM

O Festival Liberatum (veja mais aqui), uma celebração mundial da cultura, criatividade e reflexão, realizou sua primeira edição no Brasil no ano passado. Salvador foi a cidade escolhida para sediar o evento e contou com a presença de personalidades internacionais como Viola Davis, Julius Tennon, Angela Basset e Debbie Harry, além de artistas nacionais como Taís Araújo, Lázaro Ramos, Seu Jorge e Alcione. 

 

Ainda durante a passagem na capital baiana, Viola Davis e seu marido Julius Tennon anunciaram o lançamento da nova produtora do casal, a Axé, que ficará sediada na cidade e que promete ser uma ponte entre Hollywood e o Brasil.

 


Foto: André Carvalho / BN Hall


BEYONCÉ APARECE DE SURPRESA

A cantora norte-americana Beyoncé realizou em 2023 uma aparição relâmpago durante a “Club Renaissance”, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. O evento, que celebrou o lançamento do documentário da artista sobre a Renaissance Tour, foi exclusivo para fãs e contou com parceria da TV Globo. Momentos antes da realização da festa, havia uma expectativa em relação a aparição da Queen B, mas era algo tido mais como uma especulação. Porém, as suposições ficaram mais intensas após fãs monitorarem um jatinho particular com o mesmo modelo utilizado anteriormente pela cantora que saiu dos Estados Unidos em direção ao Brasil. 

 

Nas redes sociais, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, “deu sinais” de que a diva pop estava a caminho. Para completar a história, noticiários locais divulgaram que um comboio da Guarda Municipal seguia um carro misterioso em direção ao Centro de Convenções. Após ter sua chegada confirmada, Beyoncé surgiu rapidamente no palco para falar com os fãs.  

 


Foto: Alexandre Brochado / BN Hall

 

Por Bahia Notícias