Um ato cívico e ecumênico em comemoração aos 147 anos de emancipação política e administrativa de Itaberaba reuniu membros da população e autoridades políticas da região no Pátio do Paço Municipal nesta terça-feira (26). O evento foi iniciado com o hasteamento de bandeiras e prosseguiu a entrega de mais uma ambulância, além do anúncio de outros investimentos para o município.

O evento contou com a participação do Prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), acompanhado de sua esposa, filhos, além do vice-prefeito David dos Anjos e suas respectivas famílias. Todos foram calorosamente recepcionados ao som do Hino de Itaberaba, interpretado magnificamente em um solo de trompete, dando um toque de solenidade e emoção ao início da cerimônia.

Outras autoridades marcaram presença na cerimônia, incluindo o Presidente do Poder Legislativo, Gerson Almeida de Jesus, acompanhado de vereadores locais, e o Deputado Federal Josias Gomes (PT), recebido pelo vereador Feu do Povo. Também estiveram presentes representantes civis, militares e eclesiásticos, como o jovem Padre Oscar Silva, responsável por iniciar o evento com uma celebração católica.

Em seu discurso inicial, Ricardo Mascarenhas expressou gratidão pela presença de todos e reconheceu a importância da data com agradecimentos a Deus. Ao mencionar o vice-prefeito David dos Anjos, que é posto como pré-candidato à sua sucessão, o prefeito o descreveu como um grande parceiro na administração de Itaberaba. Referindo-se ao Poder Legislativo, o gestor enfatizou a harmonia entre os poderes, mencionando os nomes de todos os vereadores de sua bancada. Ele também reverenciou sua esposa, Suzana Matias, e Carla Gramacho, esposa do vice-prefeito David dos Anjos.

Ao lado do 11º Batalhão de Polícia Militar e do 11º Batalhão de Bombeiros Militares, respectivamente representados pelo Tenente Coronel Aroldo Pires e pelo Major Márcio Roberto Jansen de Sá Teles, Ricardo Mascarenhas anunciou a doação de um terreno para a construção da sede do Corpo de Bombeiros. Além disso, anunciou o recebimento de mais uma ambulância para a área de saúde, fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal João Leão, ampliando a frota para 11 ambulâncias. O prefeito também destacou a entrega de 30 novas escolas durante seus sete anos de mandato.

“Devemos comemorar com festa e fogos, hoje é um dia de glória. Foram muitas as conquistas do município, incluindo melhorias nas áreas de saúde e educação, através de políticas públicas inclusivas. Nosso governo é abençoado por Deus, pois poucas cidades na Bahia receberam tanto como Itaberaba durante nossa gestão” , salientou o gestor.

“Concluo atribuindo todas estas conquistas à nossa fé em Deus e à perseverança incansável do nosso grupo político. Peço uma salva de palmas para todos que fizeram parte desse processo. Além disso, anuncio que para este ano estão previstos mais R$ 10 milhões em obras para o nosso município”, finalizou Ricardo Mascarenhas.

Itaberaba celebra 147 anos de emancipação política | FOTO: Reprodução |

Em seu pronunciamento, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gerson Almeida de Jesus, saudou a todos em nome do Poder Legislativo. Ele destacou os avanços de Itaberaba nos últimos sete anos, mencionando a construção ou reforma de escolas em toda a cidade. Na área da saúde, ressaltou a reabertura do Hospital Regional de Itaberaba e a instalação da Policlínica, atribuindo a implantação desta última à luta do Prefeito Ricardo Mascarenhas ao criar o Consórcio Municipal de Saúde.

“Lembramos que queriam levar a Policlínica para Seabra e Ruy Barbosa, mas, graças a luta de Ricardo Mascarenhas, hoje ela estar aqui, em Itaberaba. O vereador Gerson Almeida ainda ressaltou a atuação da administração do Prefeito Ricardo em todas as áreas da administração municipal citando os feitos nesses quase 08 anos de mandato”, salientou o edil.

Celebrações e conquistas
As celebrações pelos 147 anos de Itaberaba foram marcadas pela entrega de novos serviços, inauguração de obras e três dias de folia com arrastões comandados por artistas renomados da música baiana, como Xanddy Harmônia e os Filhos de Jorge, além de apresentações dos talentosos artistas locais Val Max, Márcio Costella, Rezenha 10, Ricardinho e Lord Guettho.

Nesta terça-feira (26), em sua programação, a TV Bahia dedicou uma homenagem especial ao município de Itaberaba por seus 147 anos de emancipação política. A emissora afiliada da Rede Globo ressaltou a importância dessa data para a comunidade local, enfatizando não apenas a rica tradição cultural da cidade, mas também sua relevância histórica e turística para toda a região da Chapada Diamantina.

Jornal da Chapada