Foto: Mauricia da Matta / Bahia Notícias


O Bahia assegurou a primeira colocação na classificação geral da Copa do Nordeste e terá vantagem de decidir o confronto único das quartas de final em casa. Na tarde deste domingo (24), o Esquadrão de Aço bateu o Maranhão por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pela sétima rodada do torneio regional. A partida foi definida pelo gol contra de Pedro Augusto no segundo tempo.

 

Já classificado para as quartas de final de forma antecipada, o Tricolor chegou aos 18 pontos no topo da tabela do Grupo B. Na outra chave, o time maranhense despencou para o sexto lugar estacionado nos 11, mesma pontuação do G-4, que é fechado pelo CRB em quarto.

 

O Bahia volta ao gramado na próxima quarta-feira (27), às 21h30, para visitar o Botafogo-PB, no Almeidão, apenas para cumprir tabela pelo último jogo da fase de grupos do Nordestão.

 

O JOGO

Dono da casa e com maior superioridade técnica, o Bahia começou a partida dominando mais a bola e trocando passes para chegar ao ataque. No entanto, até os primeiros cinco minutos de jogo, o Tricolor não conseguiu furar a marcação para encaixar uma jogada mais aguda que levasse perigo à meta maranhense.

 

Aos nove minutos, o Tricolor chegou a invadir a área, mas Biel finalizou em cima do marcador. Jean Lucas recebeu lançamento na esquerda e serviu o atacante que tentou o chute colocado, mas carimbou na defesa. Dois minutos depois, Gilberto tabelou com Everton Ribeiro e fez o cruzamento buscando Estupiñán, mas a zaga maranhense desviou para escanteio. Aos 12 foi a vez dos visitantes chegarem no ataque, jogada pela esquerda, mas Marcos Felipe fez a defesa no chute rasteiro do adversário. Aos 14, Biel levantou na área na cobrança de falta e Cuesta tocou de cabeça, mas Moisés encaixou sem dificuldades.

 

O Tricolor ainda teve boa chance aos 16 minutos com Kanu, ao mergulhar aproveitando o cruzamento da cobrança de escanteio, mas mandou para fora. Aos 18, Estupiñán subiu, mas não conseguiu cabecear para o gol. No minuto seguinte, Biel obrigou Moisés a fazer uma grande defesa ao bater no canto esquerdo. Jean Lucas aproveitou a sobra e finalizou de fora da área para a nova intervenção do arqueiro maranhense que espalmou para o lado e evitou que o placar fosse aberto. Aos 22 Rafael fez uma jogada bizarra. Caio Alexandre errou o toque e entrou a bola para o atacante adversário, que viu Marcos Felipe fora da meta e resolveu finaliza do meio-campo, mas o chute saiu fraco e muito torto, saindo pela linha de fundo bem longo da trave baiana.

 

Aos 36 minutos, o Bahia pediu pênalti no lance envolvendo Everton Ribeiro. O atacante recebeu a bola dentro da área e caiu sozinho ao disputar a bola com o marcador, mas o árbitro José Magno Teixeira mandou o jogo seguir. Três minutos depois, o Tricolor criou uma boa chance. Jean Lucas recebeu na entrada da área, mas dois marcadores chegaram e o meio descolou um ótimo passe para Biel na área, que finalizou fraco e Moisés fez a defesa. A resposta maranhense veio na sequência na falha da defesa baiana. Juba errou e entregou a bola para Rafael dentro da área. Porém, o atacante bateu mal em Marcos Felipe fez a defesa sem dar rebote. No minuto 43, Cuesta arriscou de fora da área, Pedro Guilherme tocou de cabeça e a bola caiu nos pés de Everton Ribeiro que bateu de primeira, mas pegou errado e mandou para fora. Aos 46, o time baiano fez uma boa trama. Biel tocou para Jean Lucas, que carregou para o meio e finalizou da meia-lua, mas Moisés encaixou. Na pressão tricolor, Thaciano cabeceou com perigo e obrigou o arqueiro maranhense a fazer boa defesa para evitar que o placar fosse aberto aos 47.

 

Antes do apito final aos 50 minutos, o Maranhão ainda teve uma boa chance com Ronald Camarão, que chegou batendo da meia-lua, mas mandou para fora, pelo lado direito da meta de Marcos Felipe que ainda pulou para acompanhar a saída pela linha de fundo.

 

Segundo tempo

Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações da etapa inicial.

 

A primeira iniciativa foi do Bahia. Gilberto chegou na linha de fundo e cruzou, mas a bola bateu no marcador e sobrou para Thaciano que finalizou por cima da trave. Mas o meia do Tricolor pediu pênalti indicando que a bola teria tocado na mão do atleta maranhense na hora do cruzamento do camisa 2.

 

O goleiro Moisés evitou que o Bahia abrisse o placar aos nove minutos. Cruzamento de Biel na cabeça de Estupiñán que testou firme, mas o arqueiro maranhense fez grande defesa espalmando para escanteio.

 

Tricolor abre o placar com gol contra de Pedro Gustavo
O Bahia abriu o plkacar aos 15 minutos com gol contra de Pedro Gustavo. Na troca de passes, Jean Lucas acionou Ademir na ponta direita que fez o cruzamento para o miolo da pequena área e o zagueiro do time maranhense acabou desviando para dentro da própria meta. Bahia 1x0 Maranhão

 

O Tricolor ainda teve outra chance aos 25 minutos. Biel tabelou com Estupiñán, entrou na área e finalizou com perigo em cima da defesa maranhense. Na sobra, Ratão ganhou a disputa pelo alto, mas cabeceou fraco nas mãos de Moisés. Aos 33, o Maranhão obrigou Marcos Felipe a fazer boa defesa para evitar o empate.

 

Biel recebeu o cartão amarelo aos 34 minutos por cometer uma falta no meio-campo.

 

O torcedor do tricolor se assustou aos 35 minutos. Marcos Felipe saiu mal do gol para tentar cortar o cruzamento, mas falhou e a meta ficou aberta. No entanto, a defesa baiana conseguiu afastar o perigo.

 

O Tricolor teve outra boa chance com Ademir aos 43 minutos. O atacante recebeu na grande área e bateu firme, mas o goleiro Moisés fez grande defesa para evitar o segundo gol baiano.

 

FICHA TÉCNICA
Bahia 1x0 Maranhão
Copa do Nordeste - 7ª rodada
Local: 
Arena Fonte Nova, em Salvador

Data: 24/03/2024 (domingo)
Horário: 16h
Transmissão: Nosso Futebol, ESPN, DAZN (TV fechada e Youtube)
Árbitro: José Magno Teixeira (RN)
Assistentes: João Henrique Queiroz da Silva e Francisco de Assis da Hora, também do Rio Grande do Norte

Cartões amarelos: Biel, Yago Felipe (Bahia) / Moisés (Maranhão)

Gol: Pedro Gustavo contra (Bahia)

 


Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Ademir), Kanu, Victor Cuesta e Luciano Juba; Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas (Caio Roque), Thaciano (Rafael Ratão) e Everton Ribeiro; Biel e Estupiñán (Marcos Vitor). Técnico: Rogério Ceni.

 

Maranhão: Moisés; Franklin, Pedro Gustavo, Maicon e André Radija (Hugo Leonardo); Cavi (Denílson), Pedro Guilherme (Felipe Cruz) e Adeílson Maranhão; Ronald Camarão (Kessinho), Vinícius Barata e Rafael (Alison Araçoiaba). Técnico: Zé Augusto.


Por Bahia Notícias