Viatina-19 Crédito: Divulgação/Rubens Ferreira


O nome não é lá muito atente, mas o valor de Viatina-19 FIV Mara Móveis faz os olhos dos seus donos brilharem: R$ 21 milhões. Com cinco anos de vida, a vaca brasileira da raça Nelore foi reconhecida como mais valiosa do mundo pelo Guinness World Records em julho de 2023, quando os criadores decidiram vender um terço da propriedade do animal.

 

Os atuais donos são os criadores da Agropecuária Napemo, em sociedade com a Casa Branca Agropastoril e Nelore HRO. O trio compõe o "condomínio", como é chamada a parceria entre criadores.

 

Segundo o Uol, Viatina-19 vive em uma baia individual cercada por tela e borracha, para garantir sua segurança e evitar a entrada de animais indesejados, como insetos e roedores. O local também é forrado com palha de arroz para maior conforto e dá acesso a outros animais nas laterais, para que ela possa interagir com eles.

 

O cardápio é composto por ração da melhor qualidade, sais minerais e água limpa, tudo monitorado 24 horas por dia por câmeras. Além disso, ela tem acesso a um piquete particular, onde pode pastar livremente e tomar sol.

 

O acompanhamento com veterinário é mensal, com exames e avaliação clínica para prevenir qualquer doença.

 

Explicação do valor

 

Filha de "campeões", o animal tem uma genética "impecável". As principais características de sua raça estão realçadas na vaca, como a linha de dorso, comprimento ideal, costela aberta, ossatura forte e aprumos perfeitos.

 

Os sócios agora pretendem faturar dinheiro vendendo os embriões. "Ao comercializarmos embriões da Viatina, estamos oferecendo não apenas a carga genética excepcional da matriz, mas também a oportunidade de gestação em uma "barriga de aluguel", explica Lorrayne Martins, presidente da Napemo, disse em entrevista ao Uol.

Por Correio24horas