Robinho foi condenado a nove anos de prisão pela justiça italiana acusado de estupro Crédito: Reprodução

 

O ex-jogador de futebol Robinho foi preso pela Polícia Federal, na noite desta quinta-feira (21), após a Justiça Federal de Santos, em São Paulo, expedir mandado de prisão a pedido do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação publicada inicialmente pelo site G1.

 

Equipes da Polícia Federal foram até a casa de Robinho, em Santos, no litoral de São Paulo, onde o mandado foi cumprido. A decisão foi expedida durante a tarde, mas os advogados do ex-jogador tentaram reverter a medida com um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), para que Robinho aguardasse em liberdade até o esgotamento dos recursos, mas o ministro Luiz Fux negou o pedido.

 

Robinho foi levado para a sede da Polícia Federal, em Santos, onde passará por exame de corpo delito e audiência de custódia antes de ser encaminhado para uma unidade prisional.

 

Robinho foi condenado em três instâncias pela justiça italiana a nove anos de prisão em regime fechado acusado de estupro. O caso aconteceu em 2013, contra uma mulher albanesa. Na época, o então jogador atuava no Milan. Outros cinco brasileiros teriam participado do crime.

 

A sentença definitiva foi divulgada em janeiro de 2022, quando Robinho já havia deixado a Itália. Desde então, ele é considerado foragido pela justiça do país europeu. A Itália pediu ao Brasil a extradição do ex-atleta, mas a constituição brasileira não permite a extradição de seus cidadãos naturais.

 

Os italianos então acionaram o STJ para que Robinho cumpra a sentença no Brasil. O caso foi analisado pela corte especial nesta quarta-feira (20), que validou o pedido. Dessa forma, a sentença italiana foi homologada, e a pena, transferida para o Brasil.

 

Por Correio24horas