PRF autua caminhoneiros por crime ambiental na Bahia Crédito: Divulgação/PRF


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na segunda-feira (11), dois caminhões cometendo crime ambiental, devido ao excesso de poluição. Os casos foram verificados durante fiscalização na BR-242, em trecho do município de Itaberaba.

 

Durante a inspeção no tanque de Arla, foi realizado o teste para detecção de pureza do combustível e após a retirada de uma pequena amostra do componente, os policiais iniciaram a colocação de reagente específico e ficou constatado que ele apresentava a cor violeta, confirmando a contaminação do líquido com minerais que geram gases tóxicos para o meio ambiente e contrariam a normativa do IBAMA.

 

Os motoristas foram autuados pela prática do crime de poluição de qualquer natureza, resultante em danos à saúde humana, segundo o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais. Também foram emitidas as multas pelas infrações de trânsito constatadas.

 

O Arla 32 é um reagente de utilização obrigatória desde 2012. Sua função é diminuir a emissão de NOx (óxido de nitrogênio), um gás altamente prejudicial à saúde humana. Este reagente é pulverizado nos gases da descarga do veículo e através de uma reação química, transformando o NOx em vapor de água e nitrogênio, gases inofensivos ao meio ambiente.

 

Por Correio24horas

Publicado em 12 de março de 2024 às 09:40