Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert


A equipe médica responsável pela cirurgia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detalhou, na tarde desta sexta-feira (29), que a cirurgia da artroplastia total de quadril, com colocação de prótese, no Hospital Sírio-libanês, em Brasília, ocorreu tudo dentro do padrão e o estado de saúde do petista é muito bom.


Segundo informações dos profissionais de saúde, o presidente já está acordado, sem efeito da anestesia, conversando normalmente e com forças nas pernas. A cirurgia começou por volta de meio-dia e foi até as 13h13.


Além do procedimento para o quadril, Lula realizou, de última hora, uma blefaroplastia, para remoção do excesso de pele nas pálpebras, que também foi bem sucedida.


Participaram da coletiva, o ortopedista e cirurgião chefe Giancarlo Polesello, responsável pelo procedimento; o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente; e a médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio.


Na cirurgia, que durou três horas, foi realizada a substituição da cabeça do fêmur por uma prótese, que reproduz a função articular dessa parte do corpo. 


O presidente não terá limitações na rotina e o seu tempo de recuperação será curto, podendo ter alta a partir da segunda (2) ou terça (3).