Preso em flagrante no último sábado (8) por ter atirado uma garrafa que matou a palmeirense Gabriela Anelli, Leonardo Felipe Xavier Santiago admitiu o ato, de acordo com César Saad, delegado da Delegacia de Repressão aos Delitos Esporte (Drade).

 

Ainda segundo o delegado, Leonardo Felipe, torcedor do Flamengo, vai responder por homicídio doloso, quando há intenção de matar.

 

"O autor do arremesso da garrafa está preso, detido, desde o início do confronto. Hoje só mudou a natureza do inquérito. Passou de homicídio tentado para doloso. Ele assume que atirou a garrafa. Não diz que foi em direção a Gabriela. Diz que era um confronto entre as torcidas, ambas arremessavam, e que ele havia, sim, arremessado uma garrafa", explicou Saad.

 

A Polícia Civil está no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, em busca de novas imagens para continuar a apuração. Já se sabe que Leonardo viajou do Rio de Janeiro para assistir ao jogo e é ex-membro de uma torcida organizada. O caso, porém, não é tratado como um confronto de uniformizadas.

 

"O autor é do Rio de Janeiro, veio a São Paulo assistir ao jogo. É ex-integrante da Fla Manguaça. Ele não veio com a caravana da organizada. Acessou a parte externa do estádio por conta própria. Ele não tinha passagem. E quero aproveita o espaço para dizer que, independente do crime, a Polícia Civil vai sempre trabalhar com imparcialidade, seja o torcedor organizado ou não. Vamos apurar da mesma forma. O homicídio dele é qualificado, e hoje foi consumado", informou o delegado César Saad.

 

O CASO

 

O episódio aconteceu por volta das 18h do último sábado, na região da rua Padre Antônio Tomás, próximo ao setor de visitante do Allianz Parque.

 

De acordo com o Boletim de Ocorrência, Leonardo Felipe Xavier Santiago, de 26 anos, atirou a garrafa quando a divisória que separava a torcida local e visitante foi aberta próxima ao portão D para a passagem de uma viatura da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

 

Gabriela foi socorrida por uma ambulância que fica dentro do próprio estádio. A jovem então foi encaminhada para a Santa Casa e operada na noite do próprio sábado. Ela sofreu duas paradas cardíacas e morreu na manhã desta segunda.

Foto: Victor La Regina