A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aplicou no domingo (31) a primeira prova do seu vestibular. No dia, 10.258 candidatos compareceram aos locais de prova. O índice de abstenção registrado foi de 16%. Na manhã desta segunda (1), foi aplicada a segunda prova do processo seletivo. 

Esse processo seletivo marca o retorno da realização das provas da universidade, após dois anos de interrupção por conta das imposições da pandemia. Nesta edição do vestibular, a Uneb oferece 3.401 vagas para cursos de graduação na modalidade presencial (2.291) e na modalidade à distância (650) e pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ministrados pela UNEB (460).

No Vestibular Uneb 2022.2, as graduações mais concorridas em Salvador foram Medicina (459 candidatos/vaga), Direito (27 candidatos/vaga) e Psicologia (20 candidatos/vaga). Já no interior, houve a maior procura para o curso de Direito, em Juazeiro (9 candidatos/vaga), em Itaberaba (8 candidatos/vaga), e em Brumado (4 candidatos/vaga).
 
Nesta segunda-feira (1), foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia), com duração máxima de 4h, conforme estabelece o edital de convocação. Já no domingo os candidatos fizeram os exames de língua portuguesa (incluindo literatura), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação. 

Os participantes foram convidados a produzirem uma dissertação argumentativa. Eles podiam escolher entre os temas: “Obstáculos para redução dos gases do efeito estufa no Brasil” e “Aumento do uso do cigarro eletrônico entre os jovens”.

Foto: Daniele Rodrigues/GOVBA