Um adolescente do sexo masculino, que havia contraído raiva no Distrito Federal, não resistiu à doença e morreu no sábado (30). O menino estava internado desde o dia 20 de junho em um hospital particular. 

"Todas as medidas necessárias de investigação epidemiológica, controle e profilaxia foram tomadas junto aos familiares, contatos próximos e profissionais de saúde", informou a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A pasta não divulgou como o adolescente contraiu a doença. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, dos outros 44 casos registrados no país desde 2010, nove foram contaminados através de cães, 22 de morcegos, quatro de primatas não humanos, dois de raposas e quatro de felinos. Em três ocorrências, não foi possível identificar o animal agressor.

Nos últimos 12 anos, o maior número de casos foi registrado em 2018. Houve, quando houve um surto no município de Melgaço (PA), onde 10 pessoas foram acometidas, todas através de morcegos. Na época, houve ainda mais um caso em Ubatuba (SP).  

A raiva é uma zoonose causada por um vírus, que pode acometer diversos mamíferos. Ela é transmitida ao homem através da saliva de animais infectados, por meio de mordida, arranhão ou lambida. A doença é quase sempre fatal e se caracteriza por uma encefalite progressiva, levando à inflamação do cérebro.

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF