Cinquenta e quatro escolas do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, estão realizando projetos que visam unir a leitura, interpretação, produção de texto e formação cidadã dos alunos. As atividades estão sendo realizadas durante todo período letivo com alunos do 1º ao 5º ano.

A iniciativa, da Secretaria Municipal de Educação, orienta cada escola a elaborar e desenvolver seus projetos. “A ideia é estimular o aluno a adquirir gosto pela leitura e pela escrita, além de fazer com que eles ampliem o conhecimento linguístico e cultural e desenvolvam uma visão crítica e contextualizada da vida e da sociedade dentro e fora da escola”, pontua a prefeitura administrada por Ricardo Mascarenhas (PP).

A pasta municipal de Itaberaba já desenvolve projetos de leitura nas escolas há bastante tempo. Um dos projetos lançados este ano foi o ‘Nas Ondas de Leitura’ da Escola Municipal Dilma Santana. Um ponto importante deste projeto é que os alunos podem propor atividades que eles gostariam de fazer. As sugestões geralmente são acolhidas pelos professores e incluídas na programação.

Viviane da Silva Mascarenhas, vice-diretora da escola Dilma Santana, explica que o projeto é interdisciplinar abrangendo diversas áreas do conhecimento. “Ao longo do projeto os alunos terão experiências práticas. Eles terão a oportunidade de vivenciar situações cotidianas e escrever sobre o que eles experimentaram. Estamos planejando uma atividade no campo onde eles poderão ter uma vivência com produção agrícola e, a partir daí, vão trabalhar com textos relacionados a esse tema”, relata.

Outro exemplo é o projeto ‘Ler é uma Aventura’ desenvolvido na Escola Municipal Nelson Guimarães, onde os alunos têm um motivo a mais para ler. “Aqui no Nelson a gente tem uma lista de nomes de alunos no mural da sala. Sempre que o aluno lê um livro, nós colocamos uma estrelinha no nome dele. No final do ano quem tiver mais estrela ganha um certificado. A ideia não é fazer cobrança, é despertar a leitura prazerosa”, explica a coordenadora Hianne Pinheiro.

Jornal da Chapada