Com energia e vibração dos estudantes e professores presentes, aconteceu na tarde da última sexta-feira (27) a segunda fase do Festival Estudantil Municipal de Arte e Educação (Femae) do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. O evento acontece em etapas classificatórias, a primeira é a etapa escolar, realizada em todas as escolas da rede municipal de ensino, e a segunda é a coletiva, em praça pública, que reúne os estudantes classificados na etapa inicial.

Este ano, o Femae aconteceu na Praça JJ Seabra e teve como protagonistas crianças, adolescentes, adultos e idosos da rede municipal de ensino. Na oportunidade, houve apresentações artísticas e culturais de música e poesia. Comandando o evento, estava a secretária de Educação, a pedagoga Nogma Britto, e todo o seu staff.

“Não foi apenas um festival, foi uma belíssima aula pública, depois de dois anos longe da escola, dos professores e dos colegas. Os nossos estudantes mereceram uma tarde envolvente, festiva, interativa com tanta demonstração de dons e talentos. Estamos orgulhosos com o comprometimento de toda a rede, com as produções fantásticas, com o esmero de cada escola e grata a Deus por poder proporcionar um momento lindo e mágico desse. Na oportunidade, queremos agradecer ao prefeito Ricardo Mascarenhas e ao vice-prefeito David dos Anjos por acreditarem e investirem na educação pública de Itaberaba. Nosso obrigada também para todos os profissionais da educação, que contribuíram direta e indiretamente para que essa aula pública fosse um sucesso”, declara Nogma Britto.

Já o prefeito Ricardo chegou ao evento e foi contagiado pela energia. Durante sua permanência, falou para os presentes, elogiou o trabalho da Secretaria Municipal da Educação, posou para fotos com os estudantes e anunciou novidades. “Que energia maravilhosa estar com os jovens e as crianças da rede municipal com nosso 1º Festival Estudantil de Arte e Educação. O envolvimento dos alunos para viver esse projeto foi incrível, arte e educação de mãos dadas com a cidade! A vocês, meu muito obrigado; professores, orientadores e todos os colaboradores da Secretaria de Educação”, frisa o gestor. Uma outra etapa do evento está prevista para o mês de novembro com teatro e dança.

Relação dos alunos premiados nas categorias música e poesia
O Festival Estudantil Municipal de Arte e Educação de Itaberaba teve a seguinte premiação, de acordo com critérios estabelecidos no regulamento e as notas do corpo de jurados: Na Categoria Poesia – 1º lugar (uma bicicleta com capacete) Kateyin Wendy dos Santos Almeida, 5° ano da Escola Municipal Cora Ribeiro dos Santos. 2° lugar: (um smartphone), Beatriz Pereira de Souza, Lara Mirely Alves Dias Bitencourt e Lara Virgínia Oliveira Moreira, alunas da Escola Municipal Góes Calmon, 8° ano. 3° Lugar (um tablet), Alan Braga Evangelista e Itálo de Almeida Silva, 4° ano, alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Moisés Ribeiro dos Santana. Na Categoria Música, 1° Lugar (uma bicicleta e um capacete), Carlos Alberto Silva dos Santos, Vilma Sena dos Santos, Ozania Barreto da Silva e Telma Muniz do Carmo, Eixo IV, alunos da Escola Municipal Esmeraldo Queiroz. 2º Lugar, (um smartphone), Silvandira Pereira dos Santos, André Luiz Correia, Elielson Sampaio, Damiçao Jesus, Maria Hesus e Ivonete Machado, Eixo IV. 3° Lugar (um tablet) Dafine Mabe Berguenfelf dos Santos, 6° ano, aluna da Escola Municipal Doralice de Souza Sampaio.

Vale ressaltar, que o Festival Estudantil Municipal de Arte e educação contou com a participação das Escolas de Ensino Fundamental – 1° ao 9° ano e Educação de Pessoas Jovens, Adultos e Idosos (EPJAI).

Jornal da Chapada