O primeiro caso de varíola dos macacos foi registrado na América Latina nesta sexta-feira (27). A notificação foi de um paciente da Argentina. O Ministério da Saúde do país informou que "o sequenciamento mostrou uma alta porcentagem de homologia com sequências do clado da África Ocidental".

Segundo a imprensa argentina, trata-se de um homem de 40 anos que voltou da Espanha. O paciente está "em boas condições, em tratamento sintomático", enquanto seus contatos próximos estão sob controle clínico e epidemiológico e sem apresentar sintomas, disse o relatório.

O Ministério da Saúde também notificou o surgimento de outro caso suspeito de um residente na Espanha que está visitando a província de Buenos Aires e não tem ligação como paciente anterior. "O doente encontra-se em bom estado geral, isolado e recebe tratamento sintomático", diz o comunicado.

A varíola do macaco é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido aos seres humanos por animais infectados. A transmissão de pessoa para pessoa é possível, mas rara. Atualmente, a doença é considerada endêmica em uma dúzia de países africanos.