O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, nesta quarta-feira (8), de chuvas intensas com alto grau de severidade e grande perigo para municípios do sudoeste e do extremo sul da Bahia, incluindo as regiões de Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Eunápolis e Teixeira de Freitas.

 

De acordo com o Inmet, essas regiões do estado devem registrar volume de chuva maior que 60 mm por hora ou 100 mm por dia, além de ventos em velocidade superior a 100 km/h.

 

Foto: Reprodução / Inmet

 

O instituto ainda prevê alta possibilidade de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

 

O Inmet também instrui que os moradores das regiões a serem atingidas pelas fortes chuvas desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia; coloquem documentos e objetos de valor em sacos plásticos em caso de enxurrada; evitem permanecer ao ar livre em caso de confirmada alguma situação de grave perigo; além de obter informações com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).