Cerca de 1 mil quilômetros de estradas vicinais - as estradas de chão - de Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu, seguem intransitáveis ainda nesta quarta-feira (1°). O número representa 88,5% da malha municipal, que tem 1.130 km.

 

A situação é uma das consequências das chuvas que caíram na cidade no último fim de semana. Em duas horas de aguaceiro no último sábado (27) foram registrados 130 milímetros, o equivalente a quase três meses de precipitações previstas para o município (ver aqui). Duas pessoas morreram arrastadas pelas enxurradas (clique aqui). O temporal tinha deixado 44 famílias desabrigadas em um total de 103 pessoas afetadas.

 

Ao Bahia Notícias, o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) disse que a reconstrução está suspensa devido ao estado das vias e da possiblidade de chuvas até pelo menos a sexta-feira (3). "A gente não está conseguindo colocar máquina nenhuma. Está tudo molhado. Não tem como levar máquinas porque se não elas vão atolar", relatou ao BN.

 

As chuvas não pararam no município. Nesta terça, uma casa desabou no distrito de Santa Quitéria, já perto do limite com Ipirá. Na sede, os bairros mais afetados foram o Campo do Governo e o Pé do Monte, onde casas desabaram, muros caíram e parte do calçamento foi arrancada.

 

A prefeitura espera até a próxima sexta contabilizar os prejuízos causados. Equipes das defesas civis federal e estadual estão no município em suporte às ações da prefeitura.