Na noite dessa segunda-feira (29), quando começou a chover, a apreensão tomou conta da cidade. Mas a chuva na sede foi amena, não ganhou corpo e não houve registro de danos. Já na Zona Rural a situação foi bem complicada.

Em Santa Quitéria, povoado que tem três mil habitantes, localizado a 35 km da sede e às margens da BA-233, choveu forte. O volume de água registrado por lá foi de 130 milímetros em três horas, o mesmo registrado na zona urbana no fim de semana, causando duas mortes e muitos estragos.

A nova Escola Municipal Maria José da Costa Ramos, inaugurada no povoado em maio desse ano, teve parte do telhado destruído. Uma casa desabou e várias outras foram atingidas. Não houve feridos, a família foi realocada imediatamente pela Secretaria Municipal de Agricultura e já está em segurança. No Vale do Progresso, povoado a 22 km da sede, choveu 100 milímetros, e várias casas foram afetadas.

Na tarde dessa terça-feira (30) ainda chove bastante na Zona Rural, na região de Serra Verde e Lajedo de Cima. Defesa Civil do Estado e Município, Secretarias Municipais de Infraestrutura, Ação Social e Agricultura estão em alerta. O contato permanece através do número da Ouvidoria, apenas para mensagens (75) 99230-6900. Em caso de risco à vida, ligue para os Bombeiros, no 193.

Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Itaberaba