O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil – Alexandre Alves – já está em Itaberaba. Ele chegou na tarde dessa segunda (29) e já se reuniu com o Prefeito Ricardo Mascarenhas, a Defesa Civil do município e o Superintendente Estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel. Carlos Miguel. O objetivo da visita é, para além do apoio, dar suporte técnico quanto aos trâmites burocráticos em busca por recursos federais. Ele vai mediar também a homologação de decretos emergenciais, dando agilidade.

Essa ajuda já foi ofertada à cidades da região. Foram convidados os 15 municípios que compõem o Consórcio Chapada Forte e o encontro está previsto para às 10h dessa terça (30), no CIA – Centro Integrado Administrativo de Itaberaba.

Itaberaba também recebeu na manhã dessa segunda-feira (29) uma equipe técnica do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – chefiada por Ricardo Martins, que é Diretor Local. A comitiva esteve na represa do riacho do Feijão, que fica às margens da BR-242, para avaliar a situação da represa.

O Diretor deixou claro que a intervenção precisa ser imediata. “É preciso abrir mais um sangradouro e fazer o alargamento do canal para que a água flua com mais espaço e sem tanta velocidade” e “essa medida é imediata, pois o volume de água já está no limite e um rompimento pode danificar gravemente a estrutura da rodovia”, disse Martins. Os envolvidos foram notificados.

Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Itaberaba