A Secretaria de Assistência Social atualizou os números de hoje, e subiu para 44 o número de desalojados (pessoas encaminhadas para casa de familiares) e 02 pessoas desabrigadas foram acolhidas e estão em pousadas locais. Hoje são 135 pessoas afetadas – aquelas que sofreram prejuízos diversos e recebem apoio, como doação de cestas básicas, fraldas, leites especiais para crianças pequenas, entre outros.

A Secretaria de Infraestrutura logo cedo dividiu as equipes nos pontos que exigiam ação imediata: Avenida Rio Branco, com graves erosões na via; Rua Rubens Ribeiro, onde uma cratera se abriu em frente ao Todo Dia; Rua Abel Ribeiro, que foi duramente castigada pelas chuvas, onde diversas casas foram alagadas e enormes buracos se abriram dentro das residências; Travessa 3 de maio, onde um muro cedeu, mas sem registro de feridos; Rua da Linha, que na noite de sábado mais parecia um rio com grande correnteza.

Alguns pontos na entrada da Feira Nova, no bairro Caititu e a limpeza das ruas, córregos e bueiros por toda a cidade. Uma equipe foi destinada a fazer o conserto da laje que caiu no Barro Vermelho, incidente que infelizmente resultou em duas vítimas fatais. Até agora, apurações iniciais indicam que o grande volume de água deslocou as tampas da laje causando o terrível acidente. Uma criteriosa revisão desse canal de passagem de águas pluviais foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura.

Esse canal coberto, que tem 100 metros de extensão desde o Centro da Cidade, passando pelo Largo do Donana, Barro Vermelho e desaguando no Rio Piranhas, também foi danificado no trecho ao lado do Colégio Modelo. Além de uma apuração minuciosa acerca desse fato, um levantamento dos estragos causados pela chuva está sendo feito e será entregue ao Ministério da Integração Nacional e ao Governo do Estado. Algumas comunidades da Zona Rural permanecem ilhadas: Ipoeira, Guaribas, Lagoa do Curral, Salinas e Salobro e 1.114 estradas vicinais foram destruídas pelas chuvas.

A Prefeitura segue atendendo pedidos de ajuda, monitorando os pontos de risco, recebendo informações e tirando dúvidas através do número da Ouvidoria – através de mensagens, esse número não recebe ligações: (075) 99230-6900. Em casos de risco à vida, ligue para os Bombeiros Militares: 193.

Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Itaberaba