As chuvas desse sábado (27) atingiram fortemente Itaberaba, com o volume de 130 milímetros de água em duas horas – aqui em Itaberaba a estimativa é de 600 milímetros/ano, portanto o volume de sábado foi o equivalente a 2 meses e 10 dias.

O volume de água foi tão grande que causou a morte de duas pessoas, vítimas do desabamento de uma laje que cobria uma passagem de água. Apuramos nesse domingo, em incursões pela cidade, que em todo canto há marcas e danos causados pela força da chuva.

No Centro da cidade, a Rua Rubens Ribeiro e a Avenida Rio Branco foram duramente castigadas, há trechos em que o asfalto foi arrancado e crateras se formaram – muita atenção ao trafegar no local.

Os bairros mais atingidos são: Campo do Governo, Alameda das Umburanas, Barro Vermelho e Brisas da Chapada. A Secretaria de Infraestrutura iniciou o dia com ações emergenciais nos pontos mais caóticos.

Na Zona Rural, algumas comunidades ficaram ilhadas: Gerais, Queiroz, Batata, Laje, Poço Dantas e Mamão. A Superintendência da Defesa Civil do Estado esteve na cidade pela manhã e há previsão de uma intervenção da Defesa Civil Nacional.

Até agora, a Secretaria de Ação Social atendeu 18 pessoas desalojadas (encaminhadas para casa de familiares) e 30 pessoas afetadas foram atendidas.

Dois postes de energia elétrica de alta tensão caíram na BA-046. A Coelba foi imediatamente acionada e a via precisou ser interditada, no trecho em frente ao posto Jaguar.

A Prefeitura segue atendendo pedidos de ajuda, monitorando os pontos de risco, recebendo informações e tirando dúvidas através do número da Ouvidoria – através de mensagens, esse número não recebe ligações: (075) 99230-6900.

*Até a publicação dessa nota a queda dos postes na BA-046 não tinha sido resolvida, e o risco grave de acidentes no local permanecia. A SMTT continua no local gerenciando o tráfego. Por favor, muita atenção ao transitar nessa área.

Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Itaberaba