O prefeito de Jequié e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, pode ser o indicado pelo PP para ocupar a vice na chapa que será encabeça por Jaques Wagner (PT) para a disputa ao Palácio de Ondina nas eleições de 2022. A formação da majoritária do grupo governista ainda deve contar com Otto Alencar (PSD), que busca a reeleição ao Senado.

 

De acordo com fontes ouvidas pelo Bahia Notícias, Cocá é um nome que agrada ao governador Rui Costa (PT). Além disso, pesa a boa relação do progressista com a primeira-dama Aline Peixoto, que é natural de Jequié e o apoiou na campanha vitoriosa de 2020.

 

 A apuração também constatou que nos últimos dias o chefe do Executivo baiano entrou de cabeça na formação time governista para o próximo pleito, com a intensificação de agenda no interior e também no atendimento de demandas de aliados.

 

Além de ser bem visto pela cúpula petista no estado, Cocá também teria a preferência dentro do seu partido. Segundo as fontes ouvidas pelo BN, mesmo o vice-governador João Leão, que atualmente pleiteia sair candidato ao governo, endossa o nome do presidente da UPB ao cargo.

 

A juventude também é aliada de Cocá. Com 45 anos, ele é mais jovem que os colegas de legenda, o deputado federal Ronaldo Carletto que tem 65, o deputado estadual Nelson Leal com 51 e o secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro que tem 69. Os três estariam cotados para ocupar a vaga. Um vice jovem é uma tentativa de oxigenar a chapa, já que Wagner e Otto estão na casa dos 70.

 

Ao BN, Jabes negou que alguma definição já tenha se concretizado e garantiu que o partido trabalha apenas com a possibilidade da candidatura de João Leão.

 

“A posição unânime do partido é que nós temos duas premissas. A primeira é trabalhar para garantir a unidade da base aliada. O progresssitas é parte desse processo, ajudou a ganhar e ajudar a governar. O segundo é que não temos planos A ou B. Só temos um plano, que é Leão na chapa majoritária, é isso que nós estamos discutindo”, pontuou.