A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) pediu um posicionamento a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a decisão de suspender a vacinação contra à Covid dos jovens de 12 a 17 anos sem comorbidades. O questionamento foi feito nesta quinta-feira (16), por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

 

A vacinação dos adolescentes no estado foi alterada na última quarta-feira (16), após o Ministério da Saúde recomendar que a vacinação contra a Covid fosse suspensa para as pessoas da faixa etária sem comorbidades (lembre aqui). Com isso, as aplicações foram mantida somente para quem tem deficiência permamente ou comorbidade.

 

Em vídeo, a secretária interina estadual da Saúde, Tereza Paim, revela que a Sesab se programava para ampliar a vacinação desses adolescentes. "Isso vem de encontro a um planejamento que vinha sendo executado no desejo da ampliação da vacinação para os adolescentes sem comorbidades", conta.

"Fica aqui, então, um esclarecimento para a população. Vários países no planeta já vacinaram essa população. Alguns países já avançaram para crianças menores de 12 anos com segurança e evidência científica. Gostaria de informar ainda população que fique tranquila. A vacinação não é única estratégia no Brasil. Ela é do planeta. Estamos numa pandemia e no combate à Covid-19. Precisamos ser responsáveis por todas as atitudes", tranquiliza.

 

A secretária diz que espera um posicionamento da Anvisa e do Ministério da Saúde ainda nesta quinta-feira.