A partir do dia 10 de setembro, os atendimentos de Urgência e Emergência do município, que estavam sendo realizados na Maternidade Ana Catarina, serão transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h. A medida acompanha a queda da demanda em função da redução nos números da Covid-19. Um fator decisivo para a mudança é a vacinação, que já alcançou todos os grupos prioritários e segue pelo critério de idade, ampliando a cada dia a faixa etária.


Os indicadores estaduais apontam uma redução importante na ocupação dos leitos de UTI, e esse número segue baixando. Essas taxas são a principal base para as medidas de combate à doença, e consequentemente, para a flexibilização. Os números de atendimento – tanto da UPA quanto da Ana Catarina – estão baixíssimos e não justificam a manutenção do funcionamento das duas unidades.


A Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a linha do tempo da diminuição de casos ativos, tem adequado a estrutura de atendimento de urgência e emergência para a mudança. A UPA 24h terá leitos de isolamento para pacientes que apresentarem quadros mais delicados de Covid-19, de onde serão regulados, caso precisem de hospitalização. Continuamos no enfrentamento, acompanhando o cenário e reordenando nossa estrutura, o quanto for preciso, para melhor atender à população. 

Deixe seu Comentário