Em um dia histórico, foi inaugurada a 20ª Policlínica Regional de Saúde de Itaberaba que vai ofertar atendimentos de saúde de média e alta complexidade para a população dos 23 municípios que integram o Consórcio de Saúde Chapada Unida. A unidade de saúde foi entregue nessa sexta-feira (23) com a presença do Governador Rui Costa e demais autoridades da política baiana.

A Policlínica atenderá mais de 400 mil habitantes, dos municípios da região da Chapada Diamantina, beneficiando a população de Abaíra, Andaraí, Boa Vista do Tupim, Boninal, Iaçú, Ibiquera, Ibitiara, Iraquara, Itaberaba, Itaetê, Lajedinho, Lençóis, Macajuba, Marcionílio Souza, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Ruy Barbosa, Seabra, Utinga e Wagner, municípios que compõem o Consórcio de Saúde Chapada Unida. O valor investido, entre a construção, equipamentos e veículos é de R$ 29 milhões.    

Na Policlínica a população terá acesso a procedimentos inéditos na região, como: Angiologia, Endocrinologia, Neurologia, Mastologia e Urologia. Além de ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, biópsia da mama, tireóide, próstata, dérmica, gastrointestinal, vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético.  

Marco na história da saúde baiana, a Policlínica em Itaberaba vai mudar a realidade de quem precisa viajar para Feira de Santana ou Salvador para tratamentos de saúde, enfrentando um deslocamento extremamente cansativo de 170km a 300 km diariamente. Atualmente, aqui em Itaberaba, 700 pessoas por mês precisam enfrentar esse deslocamento para realizar procedimentos fora do município.

O presidente do consórcio e prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, ressaltou que “a Policlínica vai trazer benefícios para 23 cidades da Chapada, são 400 mil pessoas beneficiadas. É uma evolução, essas pessoas não vão mais ficar em fila de Feira de Santana ou se deslocando até Salvador atrás de exames. O que o Governador falou em regionalizar a saúde, trazendo benefícios pra cá, está ocorrendo. A Chapada vai avançar muito, o que faltava era justamente esse ponto de articulação entre os prefeitos, essa união. O que você está vendo aqui hoje é fruto da união dos prefeitos”.

Na ocasião também foi inaugurada a sede do Consórcio de Saúde Chapada Unida, que vai gerir a Policlínica. Com a implantação do Consórcio as prefeituras vão poder organizar, administrar a unidade e sustentar financeiramente, de modo proporcional.  

Outra grande presente para o município entregue nessa data, foi  o Centro de Formação Profissional de Itaberaba, que vai ofertar cursos de formação técnica e capacitação profissional para a população.

O investimento é da ordem de 500 mil reais com recursos próprios, e serão oferecidos cursos de artesanato, corte e costura, gastronomia e alguns preparatórios na área de construção civil. Também a implantação do Centro Digital de Cidadania (CDC), um programa de inclusão sociodigital que vai possibilitar acesso gratuito a uma série de oportunidades, através da tecnologia da informação e comunicação.

O marco desse novo momento que a qualificação profissional vive no município é a parceria entre a Prefeitura e o Senai, viabilizando a oferta de diversos cursos profissionalizantes. Destaque para uma especialização voltada para a Fábrica de Calçados Dass: o Centro de Formação dedicou uma sala para preparar futuros operadores, que, num trabalho conjunto com essas duas grandes instituições, vão aprender técnicas de confecção de calçados, capacitando nossa gente para disputar em pé de igualdade as vagas da fábrica aqui na cidade e em qualquer lugar do mundo.

Deixe seu Comentário