Após a apresentação do Plano Municipal de Vacinação, a Prefeitura de Itaberaba iniciou, nesta quarta-feira (20), a primeira fase de imunização contra a Covid-19 no município. As primeiras 522 doses da vacina CoronaVac, enviadas ao pelo Ministério da Saúde, começaram a ser aplicadas em profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19, idosos acima de 75 anos e idosos que vivem em instituições de longa permanência.

Dr. Hélio Ribeiro de Barros, de 86 anos, médico que atuou durante 60 anos no nosso município, foi a primeira pessoa a ser vacinada.  Aos 89 anos, Dona Edelzuita Barbosa da Silva, também recebeu a primeira dose da vacina. A técnica de enfermagem Antônia Celestina de Jesus, de 40 anos, foi a primeira profissional de saúde do município a ser imunizada. Ela trabalha há 5 anos e atua nos atendimentos na UPA 24h, desde o início da pandemia.  

Para Antônia, a primeira profissional de saúde a ser vacinada é uma grande emoção. “É um momento sonhado por todo mundo e é um privilégio ser escolhida para representar meus colegas de profissão, agradeço a Deus pela vacina ter chegado até nós”.

O Prefeito Ricardo Mascarenhas, destacou a importância do início da imunização. “A chegada da vacina nos deixa esperançosos e, sem dúvidas, é o momento mais esperado
pela  população. Sabemos que agora estamos perto de vencer a guerra contra o coronavírus, mas não podemos deixar de tomar todos os cuidados, seguindo com o uso de máscara e o distanciamento social. Vamos continuar lutando para que a vacina chegue para todos o mais breve possível”.

 

Imunização de profissionais de saúde e institucionalizados

Nessa fase, estabelecida pelo Plano Municipal de Vacinação, serão imunizados os servidores que atuam na UPA, GRER, Centro de Testagem e profissionais da UTI Ala Covid do HC – Hospital da Chapada, e instituições de longa permanência de idosos. Nestes locais, as equipes da secretaria de saúde irão aplicar as doses. 

 

O secretário da Saúde, João Rodrigues explicou os próximos passos da imunização. “Com o envio das doses iniciais que recebemos, vamos priorizar quem está dia a dia na linha
de frente, no pronto atendimento, e os idosos acima dos 75 anos. Assim, estaremos prontos para dar continuidade a esse processo, com a chegada das próximas doses”.

Deixe seu Comentário