Maruim mosquito transmissor da Febre do Oropouche. Foto: INPA / L.P.C. Carvalho


O número de casos registrados da Febre do Oropouche na Bahia subiu para 55, conforme divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), nesta segunda-feira (15). Os novos casos foram registrados em Ibirapitanga (1) e Taperoá (4).


As cidades com casos confirmados da doença são: Teolândia (23), Valença (10), Laje (14), Taperoá (4), Mutuípe (2), Salvador (1) e Ibirapitanga (1). A Secretaria de Saúde (Sesab) não divulgou detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes.


Anteriormente, a Sesab tinha informado que a situação é um evento atípico, visto que a doença não é considerada endêmica na região do baixo sul, onde se concentra a maior parte dos municípios afetados. 


A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.


Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses como a dengue e a chikungunya. Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o tratamento focado no alívio dos sintomas.

 

Por Bahia Notícias