A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Itaberaba, que já acontece desde o dia 25 de março, terá no próximo sábado (13) o dia D de combate ao vírus. A aplicação da vacinas será realizada até o dia 31 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Na zona rural, o Dia D ocorre nos povoados de Alagoas, Vazante, Guribas e Santa Quitéria. Após o Dia D, a vacinação segue de acordo com a programação das equipes de saúde da família que atuam na zona rural. Para receber a dose, é necessário documento com foto, cartão SUS e cartão de vacina.

O público-alvo inclui pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte rodoviário e passageiros urbanos, povos indígenas, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade acima de 18 anos de idade, e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório causada pelo vírus da influenza, conhecida por seu grande potencial de transmissão. Os sintomas característicos incluem febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. Esses sintomas podem variar em intensidade de pessoa para pessoa e, em casos mais graves, podem levar a complicações respiratórias e até mesmo hospitalização.

Prevenção
A vacinação é, indiscutivelmente, a estratégia mais eficaz para prevenir a gripe e suas potenciais complicações. Além de ser segura, a vacina é reconhecida como uma das medidas mais eficazes para reduzir significativamente a incidência de casos graves e até mesmo mortes decorrentes da gripe.

A Secretaria de Saúde de Itaberaba e a Vigilância em Saúde do município promovem a campanha anualmente. O vírus influenza passa por mudanças constantes o que requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. As informações são de assessoria.