Foto: Leonardo Almeida/ Bahia Notícias

Seis mil quinhentos e quatro quilômetros separam Lisboa de Salvador, e coloque na conta 27,5km de distância da capital baiana para Simões Filho, município onde Silvanno Salles nasceu. 

 

É, o arrocha ganhou o mundo, e no último final de semana o cantor apaixonado fez a primeira turnê internacional com passagem pela terra do fado, gênero musical que mais conversa com o arrocha pela sofrência nas letras, porque se for pelo ritmo, acredite, o arrocha é o único.

 

Em entrevista exclusiva ao Bahia Notícias, diretamente de Lisboa, em Portugal, o cantor falou sobre a oportunidade de rodar o mundo levando um dos gêneros musicais mais executados na Bahia e em ascensão no Brasil. 

 

"Já tinha vindo convites no passado, mas não deu certo na época. Isso foi bem antes da pandemia, aí foi quando o nosso empresário manteve contato. 'Os fãs estão pedindo Silvano Salles', ele disse. Quando saiu a a primeira propaganda no Instagram foi uma loucura, o meu Instagram travou de tantos compartilhamento. Foi algo inexplicável, só tem que agradecer."

 

 

Entre as cidades que receberam a turnê internacional do cantor apaixonado está Milão, na Itália, que foi um dos maiores públicos das apresentações fora do Brasil. "A gente foi surpreendido com essa multidão de pessoas, tanto lá em Milão, como aqui em Lisboa".

 

Para rodar o mundo carregando o estilo único criado por aqui, Silvanno Salles conta que o caminho foi árduo e de conquista, primeiro local, para depois nacional. Ao site, o artista celebrou o crescimento do gênero.

 

"O arrocha, Graças a Deus, tem crescido muito. Eu mesmo sou dessa época da seresta, dos anos 90. E aí, hoje, com essa nova roupagem da seresta que é o arrocha atualmente, é só grandeza que tem acontecido. Foi algo que aconteceu na cidade, nas cidades metropolitanas de Salvador, eu que sou simões-filhense, comecei minha carreira no bairro de Cotegipe, nas cidades metropolitanas, e aí foi expandindo, invadiu a Bahia toda, e eu tô falando por mim, invadiu o Maranhão, e depois o Brasil. Foi algo que começou na Bahia e hoje é mundo né."

 

O crescimento do gênero musical também implica na união do arrocha com outros ritmos e o próprio Silvanno Salles foi uma das pessoas afetadas pelo fenômeno, porém, de forma boa. "Essa semana eu bati 3,5 milhões de ouvintes no Spotify. Depois dessa versão do remix do Dennis DJ", disse ele que chegou a conversar com Rodriguinho sobre a possibilidade de um feat.

 

 

 

No cenário atual, Silvanno se alimenta de diversas fontes para "hitar" no Brasil. Além do remix de Dennis DJ, o artista foi alavancado na web pela participação do baiano Davi no BBB 24 e pela polêmica criada com Rodriguinho, após o pagodeiro criticar a música do artista dentro do programa. Silvanno garante: a paz foi selada.

 

"Esses comentários que o Rodrigo fez lá surgiu como algo positivo na minha carreira. Encontrei com Rodriguinho recentemente e ele disse que não foi a intenção falar algo que viesse a me magoar ou magoar meus fãs. Eu falei para ele 'O que você falou lá no Big Brother com certeza não foi mal intencionado, o que você falou surgiu positivamente na minha vida profissional e pessoal'. Então, só gratidão."

 

E depois de voar pelo mundo, a volta para casa será ainda mais prazerosa. Silvanno Salles conta que promete shows ao redor do Brasil e confirmou que irá participar do Carnaval de Salvador em 2025.