Enquanto Itaberaba celebra seus 147 anos de emancipação política e administrativa, mais uma conquista em seu caminho de crescimento e desenvolvimento turístico. A cidade recebe pela 4ª vez o selo do Ministério do Turismo de cidade turística e mais uma vez marca presença no Mapa do Turismo Brasileiro.

O reconhecimento do Ministério do Turismo é mais do que um selo; é uma validação do comprometimento de Itaberaba em promover um turismo sustentável e de qualidade. Através de iniciativas que preservam o meio ambiente, valorizam a cultura local e promovem o desenvolvimento econômico da região, Itaberaba se firma como um exemplo a ser seguido no cenário turístico nacional.

A certificação conferida pelo Ministério do Turismo é resultado dos esforços da Prefeitura de Itaberaba em promover o desenvolvimento econômico e social, a preservação do meio ambiente e das tradições culturais e religiosas. A Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente atua no sentido de que Itaberaba se consagra no cenário do turismo baiano e brasileiro através de ações de valorização do patrimônio imaterial e material e no desenvolvimento sustentável e no apoio aos proprietários dos meios de hospedagem.

É mais um convite para que os viajantes descubram e se encantem por Itaberaba. Seja explorando as trilhas da Serra do Orobó, refrescando-se em suas cachoeiras, mergulhando na cultura local através da suas festa tradicionais como Festa do Vaqueiro, São João, festa de Nossa Senhora das Graças, ou visitando o povoado de Alagoas onde milhares de romeiros se encontram todos os anos em uma demonstração de fé e devoção.

Por sua posição privilegiada no mapa da Bahia, porta de entrada para a Chapada Diamantina, Itaberaba possui atrativos naturais, típicos da região serrana. Conhecido como Portal da Chapada, é a partir de Itaberaba que começam a ser percebidas as maravilhas geológicas da região do Estado mais conhecida no mundo, após a capital Salvador e o recôncavo baiano.

A começar pela pedra que dá nome ao município, situada a 25km da sede, onde, aliás, encontram-se detalhes de pinturas rupestres na concha de um dos três blocos de granito que, juntos, formam uma trempe ou tripé, conforme atesta o professor Epitácio Pedreira de Cerqueira, em sua obra basilar, na qual narra com riqueza de detalhes a história gloriosa de nossa gente.

Com 220 metros de altura, a pedra majestosa (o maior bloco) ergue-se na paisagem às margens da BR-242, na altura do km 180. Segundo o nosso historiador, os índios faziam referências a uma pedra, muitas léguas para o sertão, que era mui formosa e resplandecente, o que na língua tupi se traduz como Itaberaba, termo que significa pedra brilhante, através da junção dos termos itá (pedra) e beraba (brilhante).

Itaberaba conta, ainda, com o Parque Ecológico Municipal Juracy Magalhães, que passa por obras de qualificação reflorestamento, e onde se encontra o açude público municipal que leva o mesmo nome, formando um gigantesco espelho d’água para a cidade, e que ocupa uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados. A barragem do açude tem 260 metros de comprimento e, quando está cheia e sangrando, a queda d’água é um espetáculo para os olhos.

Outro ponto turístico da cidade é o Monte Bom Jesus da Lapa ou simplesmente monte, para os filhos da terra, localiza-se num dos extremos da cidade onde, reza a lenda, que na noite de sexta-feira da paixão de um certo ano, a tantas horas, a figura fantástica de um vaqueiro em perseguição a uma rês, precipitou-se no abismo.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área recorte territorial a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. As informações são de assessoria.

 Foto: Fredson Sampaio