O Centro Territorial de Educação Profissional de Itaberaba (CETEPI) vai sediar uma audiência pública com foco em discussões para a criação e instalação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD), Irecê e Piemonte do Paraguaçu. O evento, que abrirá caminhos para novos horizontes na educação da região, está marcado para a próxima sexta-feira (5), a partir das 10h.

Aprovada na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a atividade será realizada por indicação do deputado estadual Robinson Almeida (PT). Essa será a terceira audiência realizada pelo legislativo estadual, após os encontros realizados em Irecê e Seabra, como parte da retomada dos debates sobre a interiorização do ensino superior na Bahia, após a eleição do presidente Lula (PT).

“Estamos fazendo essa consulta pública, através das audiências, nos territórios da Chapada, Irecê e Piemonte do Paraguaçu por entender a necessidade de termos na Universidade Federal nessa região, que retome a interiorização da educação pública superior e contribua com o desenvolvimento em nosso estado”, afirmou Robinson Almeida.

“A criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina, Irecê e Piemonte do Paraguaçu vai suprir uma carência existente nesses territórios pela educação pública superior. É uma região rica, com um conjunto de possibilidades, e a UFCD é a indústria limpa, do conhecimento, que certamente pode contribuir com o desenvolvimento dessa região tão rica e importante pra Bahia”, finalizou o parlamentar.

Interiorização da educação
Na busca por promover a interiorização da educação no estado, diversos encontros e audiências públicas já foram realizados em municípios da Chapada Diamantina. Uma das mais recentes, liderada pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT) em 23 de novembro, abordou a possibilidade de a universidade englobar três territórios da Bahia: Chapada Diamantina, Irecê e Piemonte do Paraguaçu.

Sob a liderança do Consórcio Chapada Forte e com a adesão de prefeituras e autoridades governamentais, a batalha pela criação da UFCD continua a ganhar força, com o propósito de promover o acesso dos estudantes locais ao ensino superior e contribuir para o desenvolvimento social, econômico, profissional e científico da região.

Jornal da Chapada