Entre os dias 2 e 10 de abril, estão sendo realizados cursos de gastronomia voltados para panificação, bolos artesanais e confeitaria em Itaberaba. Os três cursos ocorrem dentro da Unidade Móvel de Processamento de Alimentos do Senar Bahia, que está estacionada na Praça do Coqueiro.
 
Conhecida como Carreta Escola, a unidade itinerante leva capacita
ção tanto para comunidades urbanas quanto rurais em todo o estado. A estrutura é equipada com maquinários como forno industrial, modeladora, masseira, cilindro, câmara de fermentação e utensílios necessários para as aulas teóricas e práticas. A unidade conta ainda com ferramentas audiovisuais, elevador e rampas de acessibilidade.

O curso de panificação que acontece de 2 a 4 de abril tem carga horária de 24h e é ministrado pela professora Ana Alice Gouvêa. Os alunos terão a oportunidade de dominar cada aspecto do processo de fabricação de pães incluindo desenvolvimento da massa, divisão, modelagem, fermentação, cozimento, resfriamento e embalagem e comercialização e a influência de cada ingrediente.

Já no curso de bolos artesanais que acontece nos dias 5 e 6 de abril com carga horária de 16 horas, também sob a orientação de Ana Alice Gouvêa, os participantes irão explorar uma variedade de técnicas para criar bolos, desde a fabricação das massas até a arte da confeitaria. 

Para os entusiastas da confeitaria, o curso ministrado entre os dias 8 e 10 de abril por Adailton Pereira Santos é uma oportunidade única de dominar a arte de criar e decorar bolos. Com foco na fabricação de massas, produção de recheios e técnicas de confeitaria, os participantes aprenderão a transformar simples bolos em verdadeiras obras de arte. Do básico ao avançado, cada aluno será guiado no processo de produção de bolos amanteigados, bolos de chocolate e muito mais.

Em todos os cursos os alunos vão poder aprender como produzir um alimento seguro de acordo com a legislação N. 216/2004 que estabelece boas práticas de alimentação. Planejamento e organização da produção, cálculos, custos, venda, lucro, evite desperdício. Outro tópico ministrado em cada curso é sobre como evitar doenças transmitidas  por alimentos (DTA).

O Secretário de agricultura de Itaberaba Fabricio Martinez e o Procurador do Município Oacir Mascarenhas estiveram presentes na abertura do curso para reforçar o apoio à iniciativa e reforçar a parceria entre a Prefeitura de Itaberaba, o Sindicato dos Produtores Rurais de Itaberaba e o Faeb/Senar. 

Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre Faeb/Senar, o Sindicato dos Produtores Rurais de Itaberaba, Secretarias Municipal de Agricultura e a Secretaria Municipal de Educação. As vagas foram preenchidas, são 20 alunos matriculados em cada curso. As informações são de assessoria.